2 de março de 2014

A Casapueblo de Vilaró


Quem nunca foi a Punta Ballena não sabe o que está perdendo! 

Dona de uma das vistas mais espetaculares de Punta, sobretudo no por-do-sol, Punta Ballena é uma península na praia Mansa - sim, uma segunda Peninsula! Lá está a Casapueblo, obra arquitetônica de Carlos Paez Vilaró e conta com hotel, restaurante, galeria e museu.

A Folha fez uma matéria muito legal sobre a vida e o trabalho de Vilaró, um dos artistas mais queridos do Uruguai. Além da carreira brilhante, Vilaró hoje com 90 anos, destacou-se também por um ato heróico. Seu filho foi um dos 16 sobreviventes ao desastre de avião na Cordilheira dos Andes em 72. A busca por sobreviventes havia sido encerrada e ele não se conformou. Reuniu uma equipe de voluntários e encontrou o filho e os demais!

Chegando lá, as cenas falam por si só!

 
Não consegui tirar fotos do prédio todo pois deixam estacionar em frente. Detesto isso em monumentos. É como tentar tirar uma foto na Fontana di Trevi.

Durante o espetáculo de la puesta, passa uma gravação de um poema lindo do próprio Vilaró sobre o sol. Ele se declara para o rei astro e depois se despede. "Casapueblo es tu casa, por eso todos la llaman la casa del sol. El sol de mi vida de artista."

No final, comentaram que Vilaró estava lá. A Carlinha e o Camarão, nossos amigos, correram para comprar uma gravura na lojinha para aproveitar e pedir uma dedicatória. Pensamento óbvio para quem tem uma galeria em Barcelona, mas não para mim, que resolvi copiar. 

Ao me aproximar do artista fica óbvio o motivo pelo qual é adorado no Uruguai: além de ter uma história de vida incrível, ele é uma simpatia! Vejam só que gracinha minha gravura assinada pelo próprio! :)


Casapueblo
www.clubhotelcasapueblo.com
Rua Carlos Paez Vilaró
Punta Ballena 
15 Km da Peninsula
+ 598 4257 8611


Nenhum comentário:

Postar um comentário